O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), candidato à reeleição, mantém a liderança na disputa estadual, com 47% das intenções de voto. Na sequência, o principal adversário do governador, o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) aparece com 31% das intenções de voto. Os dados são da pesquisa Ipec, contratada pela TV Globo, divulgada nesta terça-feira, 6.
Com esse resultado, a diferença entre os dois candidatos, que era de 20 pontos porcentuais há uma semana, agora é de 16 pontos porcentuais. No levantamento anterior, divulgado no dia 30, Zema aparecia com 44% das intenções de voto, e, Kalil, com 24%.
Zema apoia oficialmente o candidato do Novo à Presidência, o cientista político Luiz Felipe dÁvila, mas se mantém aliado ao presidente Jair Bolsonaro (PL) em sua campanha de reeleição. Kalil, por sua vez, é apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
No levantamento, o senador Carlos Viana (PL-MG) aparece com 2% das intenções de voto (tinha 3% no levantamento anterior), Cabo Tristão (PMB), Lorene Figueiredo (PSOL), Marcus Pestana (PSDB), Renata Regina (PCB) e Vanessa Portugal (PSTU) possuem 1% cada (tinham também 1%).
Indira Xavier (Unidade Popular) e Lourdes Francisco (PCO) não pontuaram. Brancos e nulos somam 8%. Não souberam, 8%.
O Ipec ainda simulou um cenário de eventual segundo turno na disputa mineira. Zema venceria Kalil por um placar de 52% a 34%. Brancos e nulos são 9%. Não sabe ou não respondeu, 6%.