O Banco de Sangue de Caxias do Sul decidiu ampliar o horário de atendimento nesta sexta-feira (4) para mobilizar um contingente maior de doadores. O serviço estará aberto entre 7h30 às 18h - normalmente, fecha às 13h30min. Uma das preocupações é garantir o abastecimento necessário para as transfusões já que na próxima segunda-feira (7) é feriado.
O serviço sente o impacto da pandemia de forma mais intensa desde agosto. Agora, os estoques de algumas tipagens chegam a estar 60% abaixo do necessário. Além de Caxias, atende também a rede particular de cidades vizinhas. O sangue é utilizado em casos de urgências, emergências e em pacientes em tratamento contínuo, como aqueles que têm anemias, fizeram transplante ou estão em tratamento de câncer.
Para realizar a doação, a orientação é fazer um contato prévio pelo telefone (54) 3027-8600 ou pelo Whatsapp (54) 99113-4710. O Banco de Sangue está localizado na Rua Garibaldi, 476, Centro. Uma série de cuidados, como o distanciamento entre os doadores e a higienização dos espaços, estão sendo tomados para garantir a não contaminação pelo coronavírus.
Transfusão de plasma
O Banco de Sangue também coleta sangue de curados de coronavírus para transfusão para pacientes ainda infectados. O objetivo é utilizar o plasma convalescente no tratamento de quem enfrenta a covid-19. Os doadores aceitos devem ter de 18 a 65 anos, positivos no teste RT-PCR e a recuperados há mais de 30 dias, sem sintomas e sem infecção por outras doenças.
O que precisa para ser um doador de sangue
- Ter entre 16 e 69 anos (quem tiver menos de 18 anos precisa de uma autorização dos pais)
- Ter peso mínimo de 50kg
- Não estar em jejum
- Apresentar documento oficial com foto
- Mulheres podem doar três vezes em 12 meses
- Homens podem doar quatro vezes em 12 meses
O que impede a doação
- Tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de um ano
- Resfriado ou gripe (aguarde 15 dias após o término dos sintomas)
- Endoscopia, colonoscopia, broncoscopia há menos de seis meses
- Ter doado sangue em menos de 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres)
- Ter herpes
- Estar com alergia em crise (asma, rinite ou urticaria)
- Piercing em genital ou oral
- Estilo de vida que inclua uso de drogas ou sexo sem o uso de preservativo com múltiplos parceiros