Depois de quase seis meses fechadas em função da pandemia de coronavírus, as escolinhas infantis de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Canela, São Marcos, Garibaldi e Carlos Barbosa estão autorizadas a retomar as atividades a partir desta terça-feira (8). A decisão prevê o retorno desde que seja respeitado o plano de contingência aprovado Centro de Operações de Emergências da Saúde de cada município e atendimento a, no máximo, 50% dos alunos.
Em Caxias do Sul, dos 150 pedidos protocolados por escolas na prefeitura, 40 já receberam o plano de contingência aprovado. Em Flores da Cunha, 10 escolinhas estão autorizadas para retornarem.
Leia mais
Prefeitura de São Marcos autoriza retorno da educação infantil privada na próxima terça-feira
Seguindo movimento regional, Flores da Cunha autoriza retomada presencial na rede particular de Educação Infantil
Já em São Marcos, cerca de 60 crianças devem retornar às escolas privadas. Em Carlos Barbosa, são cinco escolas autorizadas, mas apenas três voltam às aulas: são cerca de 100 crianças. Em Garibaldi, das 10 escolas autorizadas a funcionar, apenas uma retoma as aulas presenciais na terça. Outras sete voltam ao longo de setembro e duas ainda não têm datas definidas.
As escolas do RS só podem reabrir com a documentação em mãos. Caso não tenha autorização, a escola será fiscalizada e pode receber multa por descumprimento de decretos e questões sanitárias. Em Caxias, essa multa pode chegar a R$ 35 mil. Ainda não há um levantamento do número de alunos que retornam nessas 40 escolas, já que, apesar de autorizadas, nem todas recomeçam nesta terça. Alem disso, mesmo que as crianças estejam matriculadas, nem todos os pais são favoráveis ao retorno.