O presidente do PTB de Caxias do Sul, Gilberto Meletti, diz que está tudo certo para o partido selar coligação com a chapa de Adiló Didomenico (foto), pré-candidato a prefeito, e Paula Ioris, pré-candidata a vice-prefeita, ambos pelo PSDB. Um anúncio do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, proibindo que a sigla se una ao PSDB, DEM e partidos de esquerda nas eleições municipais, divulgado em um vídeo nas redes sociais em 20 de agosto, provocou instabilidade nos acertos partidários.
Meletti diz que houve reunião do comando estadual do partido com o nacional e, na quarta-feira, ele recebeu oficialmente a informação de que pode ser dado andamento na coligação com o PSDB do pré-candidato Adiló. Ainda quando ocorreu o anúncio de Jefferson, o presidente do PTB caxiense já declarava que estava tranquilo em relação à manutenção da aliança.
Vale lembrar que no Rio Grande do Sul, o PTB detém o cargo de vice-governador do Estado, com Ranolfo Vieira Júnior, no governo que tem à frente o tucano Eduardo Leite. As alianças do PTB nos municípios gaúchos com os partidos vetados por Jefferson vão precisar do aval da executiva estadual.
No grupo de partidos aliados à chapa Adiló/Paula, também estão o PSL, o Solidariedade e o PSC. Os cinco partidos farão convenção na mesma data, 12 de setembro, para confirmar a coligação na majoritária e oficializar os nomes a vereador de cada sigla.