Na eleição municipal em Caxias do Sul, pelo menos três figuras políticas terão papel fundamental em busca de bons resultados para seus candidatos. A intenção, claro, é de que obtenham vitória.
Até agora, tem-se um ex-governador, um deputado estadual e um ex-prefeito cassado, que estão a postos. É o caso de José Ivo Sartori na campanha de Carlos Búrigo (MDB) e Elói Frizzo (PSB); de Neri, O Carteiro (Solidariedade) em defesa de Adiló Didomenico e Paula Ioris (ambos PSDB); e de Daniel Guerra, que escolheu a chapa de seu partido, formada por Júlio Freitas e Chico Guerra (Republicanos). São nomes locais bastante conhecidos.
O Novo, de Marcelo Slaviero e Cesar Bernardi, contará com o deputado federal Marcel van Hattem, que não é de Caxias, mas é o mais votado no Estado.
A estratégia é semelhante em todos os casos, cada um com sua argumentação. Outros devem surgir no decorrer da campanha para colar nos candidatos, mas os já citados, sem dúvida, deverão emplacar como destaques na propaganda eleitoral. Sartori, Neri e Guerra foram cotados para concorrer a prefeito.
Na convenção do MDB nesta semana, o pronunciamento mais esperado era o de Sartori, devido ao silêncio desde que deixou o governo do Estado. Embora o nome de Búrigo já fosse considerado certo como pré-candidato, um vídeo de Sartori no aniversário do deputado emedebista tirou as dúvidas sobre a participação na disputa. Depois, uma sessão de fotos oficializou o apoio ao seu amigo e braço direito.
Na convenção do Republicanos, Daniel Guerra foi quem deu as coordenadas, discursando por mais de uma hora, dando o tom da campanha do partido. Até porque, seu irmão está na chapa como uma garantia de que é um vice que seguirá o que determina o ex-prefeito. Além disso, carrega o nome da família em busca da transferência de apoio a Freitas.
Neri, por sua vez, tem levado Adiló para uma série de agendas e isso ocorre há meses. Foi com esse trabalho que ele chegou a vereador mais votado em 2016, impulsionando-o à eleição de deputado em 2018. Seu apoio era bastante cobiçado.
O primeiro a surgir em foto abertamente em favor de uma chapa foi Neri, contando com o slogan "Juntos por Caxias", com Adiló e Paula. E então veio a divulgação da convenção do MDB, usando a imagem de Búrigo e Sartori. Na quarta-feira (16), na convenção, Daniel figurava em um painel com os pré-candidatos, e a assessoria distribuiu o registro que ilustra esta matéria.
Leia também
Vereador de Caxias vai equipado à tribuna para protestar
10 candidatos estão confirmados à prefeitura de Caxias do Sul