A União Europeia (UE) alcançou um acordo nesta quarta-feira (19) para o 16º pacote de sanções contra a Rússia pela invasão do território da Ucrânia, afirmaram fontes diplomáticas.
O pacote deve ser ratificado pelos ministros das Relações Exteriores do bloco na segunda-feira (24), dia em que a ofensiva russa na Ucrânia completará três anos.
O novo conjunto de medidas restritivas tem como alvo o setor russo de alumínio e ajusta as sanções à chamada 'frota fantasma' de navios usados pela Rússia para burlar as restrições às exportações de petróleo.
O pacote inclui 73 navios cargueiros em suas listas de sanções.
A UE também pretende desconectar outros 13 bancos russos do Sistema Global de Pagamentos Swift e vetará a exibição na Europa de mais oito meios de comunicação russos.
O conjunto de sanções foi anunciado no momento em que Estados Unidos e Rússia iniciam contatos diretos para acabar como o conflito, deixando a Ucrânia e a UE de lado.
Os países da UE, que nos últimos três anos destacaram o apoio veemente à Ucrânia, agora buscam fortalecer sua posição para obter um lugar na mesa de negociações.
Fontes diplomáticas americanas admitiram que, eventualmente, a UE terá um papel nas negociações sobre o destino do conflito entre russos e ucranianos.
* AFP