O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta segunda-feira (24) que é favorável aos investimentos dos Estados Unidos na exploração de minerais nos territórios da Ucrânia ocupados pelo Exército russo.
"Estamos prontos para atrair parceiros estrangeiros para nossos novos territórios históricos que foram devolvidos à Rússia", afirmou Putin em uma entrevista na televisão.
"Lá existem algumas reservas. Estamos prontos para trabalhar com nossos parceiros, incluindo os americanos, nas novas províncias", acrescentou.
Putin também classificou como uma "boa ideia" a proposta de Trump para que Rússia, Estados Unidos e China reduzam pela metade os seus gastos militares.
"Poderíamos chegar a um acordo com os Estados Unidos: os Estados Unidos reduziriam 50% e nós reduziríamos 50%. A China então se juntaria a nós se quiser. Acreditamos que é uma boa proposta e estamos abertos a discussões a respeito", disse.
Também afirmou que os europeus "podem participar" do processo de resolução do conflito na Ucrânia, em um momento em que a União Europeia teme ficar de fora das conversas diretas entre Moscou e Washington.
"Os europeus, mas também outros países, têm o direito e podem participar. E respeitamos isso", indicou Putin.
* AFP