O rei britânico Charles III, chefe da Igreja Anglicana, e sua esposa, a rainha Camilla, realizarão, em abril, uma visita de Estado ao Vaticano, onde vão se encontrar com o papa Francisco, informou nesta quinta-feira (6) o Palácio de Buckingham.
"As suas majestades o Rei e a Rainha realizarão visitas de Estado à Santa Sé e à República da Itália no início de abril de 2025", indicou o palácio, acrescentando que será a primeira viagem oficial de Charles ao Vaticano desde que assumiu o trono.
O pontífice argentino abriu em 24 de dezembro "o ano santo" da Igreja Católica, uma grande peregrinação internacional que deve atrair mais de 30 milhões de fiéis de todo o mundo a Roma.
A Igreja Anglicana nasceu de uma cisão com a Igreja Católica no século XVI.
O casal real também visitará Roma e Ravena, uma cidade costeira do norte da Itália, onde celebrará "as sólidas relações bilaterais" entre o Reino Unido e o país do sul da Europa.
Charles viajou ao Vaticano em cinco ocasiões enquanto príncipe de Gales. Sua última visita foi em 2019.
O rei, que anunciou em fevereiro de 2024 que estava com câncer, mas sem especificar o tipo, ainda está em tratamento.
O monarca retomou suas viagens ao exterior em outubro, com um giro de 11 dias por Austrália e Samoa.
Antes da viagem, Charles organizará um "jantar Reino Unido-Itália" na companhia da rainha, do embaixador da Itália no Reino Unido e do ator norte-americano Stanley Tucci na Highgrove House, sua residência pessoal.
O jantar buscará "celebrar o movimento 'slow food'" (comer com calma), um conceito criado nos anos 1980 para enfrentar o "fast food".
Tucci, que apresenta um programa de viagens dedicado à cultura e à culinária italianas, aparece no elenco do filme "Conclave", que retrata o processo de escolha do papa e é um dos indicados para o Oscar deste ano.
* AFP