O chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, chegou ao Chile nesta terça-feira (4) no segundo destino de uma turnê pela região que visa encontrar novos líderes de esquerda.
Blinken pousou durante a tarde em Santiago, confirmou um jornalista da AFP.
Na quarta-feira, ele contempla um encontro com o presidente do Chile, Gabriel Boric, e a chanceler Antonia Urrejola para discutir questões de comércio, migração e energia, entre outros.
O secretário norte-americano também visitará o Coordenador Nacional de Eletricidade do Chile, onde empresas americanas ajudam a promover o uso de energia renovável, que cresce rapidamente no país.
Antes de chegar a Santiago, Blinken visitou a Colômbia, onde expressou sua disposição de avançar para uma nova política antidrogas, após reunião com o presidente daquele país, Gustavo Petro.
Na quinta e sexta-feira, ele estará em Lima para participar da Assembleia Geral anual da Organização dos Estados Americanos (OEA), principal fórum político da região.
Espera-se que a assembleia da OEA adote várias resoluções contra a invasão russa da Ucrânia, sobre a crise política e de direitos humanos na Nicarágua, bem como a crise de segurança no Haiti.
* AFP