O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, demitiu seis funcionários veteranos do palácio por seus "atos malignos" - anunciou o palácio real nesta quarta-feira (23), dias após o monarca retirar os títulos de sua concubina oficial por "deslealdade".
No início desta semana, o monarca retirou os títulos de nobreza e militar de sua concubina Sineenat Wongvajirapakdi, de 34 anos, por "deslealdade" e por sua "ambição" de tomar o lugar da rainha.
Nesta quarta, seis oficiais de alto escalão do palácio foram demitidos, incluindo uma enfermeira e um veterinário palacianos, de acordo com dois anúncios diferentes divulgados pelo jornal "Royal Gazette".
"Eles violaram seriamente a conduta disciplinar com seus atos perversos, abusando de suas condições oficiais em benefício próprio, ou de outras pessoas", afirmou a publicação.
A monarquia tailandesa é protegida por leis rígidas contra a difamação, por isso, é quase impossível tornar públicos comentários sobre seus membros.
Conhecido sob o nome de Rama X da dinastia Chakri, Maha Vajiralongkorn assumiu o trono em 2016 e reforçou ainda mais sua autoridade.
* AFP