Com sua presença no time titular da Argentina nesta terça-feira, na vitória por 3 a 0 sobre a Croácia pelas semifinais, Lionel Messi chegou a 25 jogos disputados em Copa do Mundo e igualou o recorde absoluto, que até então pertencia apenas ao alemão Lothar Matthäus.
No domingo, na final contra França ou Marrocos, Messi tem tudo a seu favor para chegar a 26 partidas e estabelecer um novo recorde.
O astro argentino havia chegado ao Catar com 19 partidas disputadas nas quatro Copas do Mundo em que participou anteriormente.
Ao longo da atual edição do torneio, ele se tornou o jogador argentino com mais partidas em Copas do Mundo, superando Javier Mascherano (20) e Diego Maradona (21).
Nas oitavas de final, alcançou o italiano Paolo Maldini (23) no pódio histórico e nas quartas de final o alemão Miroslav Klose (24). Só restava Matthäus à sua frente.
Na Copa da Alemanha-2006, edição de sua estreia, Messi entrou em campo em três das cinco partidas que sua seleção disputou. Depois jogou as demais partidas da Argentina: as cinco na África do Sul-2010, as sete no Brasil-2014 e as quatro na Rússia-2018, às quais soma as agora seis que a Albiceleste tem no Catar-2022.
- A estreia em Gelsenkirchen -
Para encontrar a primeira partida de Messi em uma Copa do Mundo, é preciso voltar a 16 de junho de 2006, quando a Argentina enfrentou a seleção da Sérvia e Montenegro pela segunda rodada da fase de grupos em Gelsenkirchen, na Alemanha.
Messi começou esse jogo como reserva mas entrou em campo aos 75 minutos, no lugar de Maxi Rodríguez, e depois marcou o sexto gol de sua equipe na vitória por 6 a 0, já aos 88 minutos.
Começava aí uma longa história para ele na competição, onde até agora não conseguiu se sagrar campeão. O mais perto que chegou foi no Brasil em 2014, quando a Argentina foi derrotada por 1 a 0 pela Alemanha com um gol na prorrogação na final disputada no Maracanã.
Matthäus, hoje com 61 anos, conquistou a Copa do Mundo na Itália-1990.
Disputou suas 25 partidas em Copas do Mundo distribuídas em cinco edições: duas na Espanha-1982, sete no México-1986, sete na Itália-1990, cinco nos Estados Unidos-1994 e quatro na França-1998.
Messi já havia igualado outro recorde de Matthäus - e outro grupo de jogadores - no Catar, o número de Copas do Mundo disputadas, com cinco.
Não são os únicos recordes de Messi neste Mundial.
Em número de gols, Messi chegou a 11 ao marcar de pênalti contra a Croácia e ultrapassou Gabriel Batistuta (10) como o argentino que mais balançou as redes pelo torneio. A estrela do Paris Saint-Germain havia chegado ao emirado com seis gols marcados.
O argentino ainda está longe do recorde absoluto de gols, que pertence ao alemão Miroslav Klose, com 16.
* AFP