O chanceler alemão, Olaf Scholz, apelou nesta quinta-feira (23) a seus compatriotas, independentemente da idade ou origem, a assumirem sua "responsabilidade permanente", durante o aniversário de 80 anos da libertação do campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau.
"Cada um em nosso país tem uma responsabilidade, independentemente de sua história familiar, religião ou local de nascimento de seus pais ou avós", disse Scholz na cerimônia em Berlim.
"Não devemos e não aceitaremos nenhuma relativização. Também lembraremos cada nova geração de sua responsabilidade permanente", acrescentou.
A Alemanha vive um aumento nos incidentes antissemitas desde que a guerra eclodiu na Faixa de Gaza entre Israel e o Hamas, após o ataque do grupo islamista palestino ao território israelense em 7 de outubro de 2023.
Desde que uma nova lei entrou em vigor em 2023, qualquer pessoa suspeita de antissemitismo não terá mais direito à cidadania alemã.
Scholz enfatizou o "desafio permanente" de lembrar a responsabilidade da Alemanha nas "escolas e universidades, na formação profissional, nos cursos de integração (para migrantes que querem se estabelecer no país) e na vida cotidiana".
O líder também alertou contra qualquer intolerância a pessoas de outras religiões ou tendências políticas.
"Nossa responsabilidade, 80 anos depois, também é resistir a esse ódio", acrescentou.
* AFP