Nos meses de veraneio, a população aumenta nos municípios do Litoral Norte. Com os turistas, chegam muitos animais de estimação, acompanhando o veraneio. No entanto, também crescem os índices de abandono de animais, principalmente de cães, apesar da tipificação de crime prevista na Lei 14.064/20, com multa e detenção de até cinco anos.
Em Tramandaí, por exemplo, houve uma elevação entre 40% a 50% nos chamados de resgate de animais abandonados durante o período de verão. Com isso, a Vigilância em Saúde do município é acionada e recolhe os bichinhos. No entanto, nem mesmo esse trabalho é suficiente.
— Os animais que estão debilitados, com alguma doença, ou estão agressivos, são encaminhados ao canil. Os demais seguem errantes, pois infelizmente não temos espaço para todos — afirma o diretor da Vigilância em Saúde, Victor Ilha.
Como o espaço físico do canil é um entrave para garantir um bom destino aos cães, alternativas foram criadas. Uma delas é a feira de adoção de animais, que proporciona a chance de os cachorros ganharem um novo lar, ao mesmo tempo que libera vagas no canil.
Nesta temporada, foram adotados cerca de 40 cães, entre filhotes e adultos. Ainda assim, restam cerca de 200 cachorros no canil, todos com possibilidade de adoção.
Um dos felizardos que receberam um novo lar foi a pequena Poppi, de apenas quatro meses. A vira-latas foi adotada na feira pela cantora Nilla Nadew, 37 anos, em uma das feiras no dia 11 de fevereiro. Poppi não tem uma das perninhas e, por isso, ninguém se interessou em adotá-la. Ela juntou-se a outros 11 cães adotados pela artista, todos resgatados da rua.
— Logo que vim morar em Tramandaí, vi anúncio de uma cadela filhote que estava sofrendo maus-tratos em dezembro de 2019, então resolvi adotar. Depois, foram chegando outras. Uma achada em uma obra, outra que é cega. Faço isso por amor a eles — exalta Nilla, que tem também outros três gatos e costuma chamar os animais de seus “bebês”.