Um painel realizado na tarde desta quinta-feira (21) no South Summit, em Porto Alegre, mostrou como formas inovadoras de investimento em mídia são capazes de impulsionar o crescimento de empresas e quais as melhores estratégias para potencializar esses resultados.
Uma das ferramentas à disposição de empreendedores e investidores atualmente é a chamada media for equity (algo como "mídia por participação na empresa"). Essa estratégia, em resumo, envolve a oferta de participação acionária em empresas que desejam expandir a divulgação de suas marcas em troca de espaços em diferentes canais de comunicação.
Isso permite, por exemplo, que uma empresa ou grupo de mídia invistam em uma companhia ou startup que necessita de maior visibilidade para ganhar tração sem necessariamente aportar recursos financeiros, utilizando seus espaços de mídia como moeda de troca. Da mesma forma, a vantagem para a startup também é evitar a necessidade de fazer um desembolso em dinheiro para impulsionar o marketing. Esse tema foi detalhado no encontro que teve mediação do sócio da Astella, Daniel Chalfon, e reuniu o sócio-fundador da RBS Ventures e membro do Conselho de Representantes da RBS, Maurício Sirotsky Neto, do CEO da ACE, Pedro Waengertner, e do CEO e fundador da 4Equity Media Ventures, Felipe Hatab.