Antes de completar os três primeiros meses de 2024, Caxias do Sul atingiu nesta quinta-feira (21) o mesmo número de casos de dengue confirmados em todo o ano passado. Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES), atualizados por volta das 9h, o maior município da Serra já chegou a 43 pessoas infectadas.
Conforme os dados, analisados pelo Pioneiro, dos casos confirmados neste ano, 20 são autóctones, ou seja, foram contraídos no próprio município. Em 2023, das 43 pessoas infectadas entre janeiro e dezembro, 14 haviam contraído a doença dentro de Caxias do Sul.
Desde que os dados começaram a ser contabilizados pela SES, em 2015, nenhum morador da cidade morreu por causa da dengue. Na última quarta-feira (20), o Rio Grande do Sul chegou a 29 mortes registradas em 2024. No ano passado, o Estado teve 54 pessoas mortas em decorrência da dengue. O Rio Grande do Sul está entre os Estados brasileiros que decretaram situação de emergência em saúde pública por causa da doença.
O número de casos confirmados nos primeiros três meses de 2024 chamam a atenção para o aumento histórico de pessoas infectadas em Caxias em um curto período de tempo. Para se ter uma ideia, desde 2015, os primeiros três meses dos anos anteriores não registraram nem a metade dos casos confirmados este ano em Caxias do Sul.