A terceira rodada de testagem em massa nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) e sedes de congregações religiosas de Caxias do Sul, realizada entre os dias 14 e 25 deste mês, revelou 242 casos positivos para covid-19. As congregações foram incluídas a partir da segunda rodada de testagem por terem muitas pessoas acima de 60 anos.
Leia mais
Prefeitura de Caxias faz nova rodada de testagem de coronavírus em casas asilares
Testes em asilos de Caxias identificam um idoso e três funcionários com coronavírus
Entre os casos positivos, estão 136 idosos (tanto em casas asilares quanto nas congregações) e 106 profissionais da saúde que atuam nesses locais. A prefeitura não divulga os nomes dos estabelecimentos. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nem todos os que testaram positivo pela amostra sanguínea foram submetidos ao teste RT-PCR, feito a partir de amostra de secreção das vias aéreas ou da boca, porque já tinha passado o período indicado. Mas, são contabilizados como positivos pelo primeiro resultado. Do total, 90% já se recuperaram de acordo com a SMS.
Foram aplicados nessa etapa 1.309 testes rápidos em 29 ILPIs e em cinco congregações. Nessas 34 casas, foram testados 778 idosos e 531 funcionários. Nessa terceira testagem foram identificados surtos em duas instituições, as quais foram revisitadas pela Vigilância Sanitária.
Nas duas primeiras fases foram testados 2.489 pessoas entre idosos e profissionais de 33 casas. A equipe do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) identificou 51 positivos na 1ª rodada e 37 na 2ª. No total, foram diagnosticados 10 surtos em locais desse tipo, até o momento, sendo que oito já se encerraram e os dois verificados nesta última rodada ainda estão ativos e em monitoramento.
Também foram registrados 10 óbitos de idosos residentes em casas asilares por complicações em decorrência do coronavírus no município desde o início da pandemia.