O programa Chamar 192, que pretende implantar o serviço de ambulâncias do Samu em todo o Estado, teve o prazo para adesão prorrogado até 5 de outubro. Inicialmente, as prefeituras poderiam se manifestar apenas até o dia 18 deste mês. O motivo para a mudança de data é que os municípios apresentaram dúvidas ao governo do Estado. São 32 cidades da Serra que estão enquadradas na iniciativa e mais de 200 em todo o Rio Grande do Sul.
Segundo a titular da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS), Tatiane Fiorio, houve uma reunião nesta terça-feira (29) para diálogo sobre as dúvidas das prefeituras no processo de adesão ao programa.
— Esclarecemos as dúvidas e, agora, eles terão até o dia 5 para manifestar interesse ou não. As dúvidas são bem pontuais, como distância e tempo de deslocamento (da ambulância). Os municípios que têm interesse em aderir terão uma nova reunião para ajustes — explica.
A nova medida fará com que veículos já utilizados pelas prefeituras sejam aproveitados para a circulação do Samu. Assim, o Estado aumenta a rede de atendimento de urgência e emergência no Interior. O governo irá fornecer identificação da ambulância, link do sistema 192 e um aporte de R$ 15 mil para compra de computador e celular. O valor será pago em parcela única. Além de o telefone 192 passar a ficar disponível, a principal vantagem é que o atendimento passa a ser regulado pelo Estado, que entrará em contato com as equipes municipais quando acionado pelo usuário.
Após o prazo de adesão, os municípios passarão por capacitação antes iniciar os serviços à população. Para aderir, as prefeituras precisam encaminhar um Termo de Adesão ao governo estadual. Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail samurs@saude.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3353.3016.