A celebração do Dia da Pátria foi diferente neste ano em Caxias do Sul. Sem o tradicional desfile na Rua Sinimbu, a Praça Dante Alighieri se tornou ponto para um ato solidário. A ação recolheu doações para o Banco de Alimentos, que está com estoques baixos. Além de comida, também foram recebidos produtos de higiene no chamado Drive Thru Solidário.
Entre as pessoas que resolveram aproveitar o feriado de tempo instável para ajudar o próximo, estava a professora Maria Luiza Bedin, 60 anos. Ela conta que foi motivada a levar alimentos e produtos de higiene pelo momento difícil para tantas famílias em função da pandemia:
— Eu trabalho na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e sei o quanto essa data é significativa. Foram muitos anos desfilando e hoje um dia diferente, mas não menos importante. Com certeza, um dia extremamente significativo para o Brasil inteiro. As pessoas mais vulneráveis precisam do nosso olhar solidário, do nosso olhar de acolhida, do nosso olhar humano.
A fisioterapeuta Simone Biazus, 53, também passou pela praça, por volta das 10h30min, para deixar alimentos:
— É uma forma de patriotismo em um momento tão necessitado de ações dessa forma.
Uma das responsáveis pela Semana da Pátria, Denise Cemin Dani conta que a ideia de fazer a ação surgiu com o objetivo de marcar a data, mesmo com o cancelamento do desfile em função da pandemia:
— A gente viu a necessidade de ter esse alimento porque, com muitas entidades sendo assistidas por eles (Banco Alimentos), estão com pouca doação de alimentos. O pessoal não está muito contribuindo. Então, a gente resolveu fazer esse drive-thru solidário no lugar do tradicional Desfile de Independência para arrecadar alimentos para essas pessoas que estão necessitadas.
O encerramento da Semana da Pátria será às 17h desta segunda-feira (7), com o arriamento da bandeira na Praça Dante.
Doações são necessárias
O Banco de Alimentos precisa de doações para ajudar 98 entidades assistenciais que destinam os produtos para quem está em situação de vulnerabilidade. De acordo com Janaína de Souza, que trabalha no setor administrativo do Banco, a demanda tem sido grande durante a pandemia:
— Ações como essa são muito importantes para incentivar as pessoas e lembrarem que o próximo também necessita de auxílio. Em um momento em que a demanda pelo alimento está aumento cada vez mais, as pessoas passando por dificuldade, perdendo emprego, tendo redução de salário, essas doações são muito importantes para o Banco.
O Banco de Alimentos funciona de segunda a sexta, na Rua Jacob Luchesi, no bairro Santa Catarina, junto à Ceasa.
Leia também
Aulas nas escolas da Educação Infantil de sete municípios da Serra devem voltar na terça-feira
Prefeitura de Garibaldi confirma mais uma morte por covid-19
Sorteio de R$ 95 milhões da Mega Sena movimenta lotéricas de Caxias
Dia da Pátria em Caxias do Sul será celebrado com drive-thru solidário