Um dia depois da reabertura da rede particular de Educação Infantil, a maior parte das escolas de Caxias do Sul está autorizada a receber alunos. A prefeitura concluiu nesta quarta-feira (9) a análise dos planos de contingência de mais 44 instituições e, assim, 97 estão liberadas para funcionar.
É o dia com maior número de autorizações até agora. Ainda na semana passada, 40 já tinham conseguido o aval do poder público. Ao longo da terça-feira (8), outras 13 foram liberadas. No total, cerca de 150 apresentaram os protocolos ao município. Isso significa que agora a maioria das escolas pode receber crianças. No entanto, nem todas estão em funcionamento, já que uma parte resolveu preparar o retorno para os próximos dias.
Conforme o secretário do Urbanismo, João Uez, não há uma previsão de quantas devem ter os planos aprovados até o final da semana. O documento é avaliado em três pastas municipais: além do próprio Urbanismo, passa pela Saúde e pela Educação.
Leia mais
"Ainda não dá para dizer que estamos seguros", afirma infectologista de Caxias do Sul
"É uma experiência que vamos fazer", diz prefeito de Caxias do Sul sobre volta às aulas
Volta às aulas: aumento do contágio por coronavírus é esperado, diz secretário da Saúde de Caxias
Profissionais da saúde indicam cuidados necessários para a volta às aulas na Serra
Por enquanto, a volta às aulas presenciais está restrita às escolas particulares de Educação Infantil. Na terça-feira, 700 crianças voltaram às atividades. Antes da pandemia, conforme o Sindicato das Instituições de Educação Infantil Particulares de Caxias do Sul (Sinpré), que representa as escolinhas, eram 9 mil matriculados.
Também nesta quarta-feira começam as fiscalizações para avaliar se as medidas estão sendo cumpridas. Entre as exigências, estão o uso de máscaras para crianças com mais de dois anos, espaçamento de 1,5 a dois metros entre os alunos e o uso de metade da capacidade.
Leia também
Passagens intermunicipais ficam 4,1% mais caras a partir de outubro na Serra
Previsão é de tempo fechado e possibilidade de chuva na Serra nesta quarta-feira
Ibiraiaras, Lagoa Vermelha, Veranópolis e Caseiros registram mortes por covid-19