O Governo do Estado divulgou a 21ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado com todas as regiões em Laranja. A macrorregião Serra teve média final dos 11 índices de avaliação em 0,88, ainda um pouco distante para entrar em bandeira amarela: 0,5. Ainda assim, a cogestão permite uma flexibilização maior do que o regramento de risco médio impõe.
Desde o dia 14 de junho o Rio Grande do Sul tinha ao menos uma região em bandeira vermelha. Em live extraordinária, o governador Eduardo Leite comemorou e ainda ressaltou três regiões que estão muito próximas do regramento de risco baixo: Uruguaina, Bagé e Cachoeira do Sul.
— No final de junho começamos a observar alguns índices mais altos, depois tivemos o mês de julho preocupante e o mês de agosto teve a estabilização com a demanda dos leitos de UTI. Entretanto, nas últimas semanas, essa demanda reduziu. Assim, pelos indicadores mais positivos, pela primeira vez em mais de três meses, temos todas as bandeiras laranja — disse o governador.
Os regramentos passam a valer a partir deste sábado e estarão em vigor até o dia 5 de outubro. Em Caxias, a prefeitura divulgou novo decreto nesta sexta, em que amplia o horário de atendimento de supermercados, shoppings e alteração na quantidade de mesas em restaurantes que está em 50% de ocupação.