O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu ao Congresso que corte imediatamente o financiamento da rádio pública NPR e da emissora de televisão pública PBS, que ele acusa de serem "completamente tendenciosas".
"NPR e PBS, duas plataformas horríveis e completamente tendenciosas, deveriam ter seu financiamento cortado pelo Congresso, IMEDIATAMENTE", escreveu o presidente republicano na quarta-feira à noite em sua rede Truth Social.
"Republicanos, não percam esta oportunidade de livrar o nosso país desse gigantesco GOLPE, ambos braços do Partido Democrata de esquerda radical", acrescentou.
Trump já havia declarado na terça-feira que ficaria "honrado" em encerrar o financiamento para os dois veículos de comunicação.
A repressão do presidente à imprensa se intensificou desde seu retorno ao poder em janeiro, principalmente com ataques a jornalistas críticos à sua administração, restrições de acesso e processos judiciais.
Na quarta-feira, durante uma audiência no Congresso, vários legisladores republicanos atacaram a imprensa pública e chegaram a pedir o "desmantelamento puro e simples" da Corporation for Public Broadcasting (CPB), a organização que distribui subsídios federais para esses veículos.
Mais de 40 milhões de americanos ouvem a NPR toda semana e 36 milhões assistem a uma emissora de televisão local da rede PBS todo mês, de acordo com estimativas de ambos os canais.
Por enquanto, o Congresso aprovou financiamento para a CPB, uma organização sem fins lucrativos criada há 60 anos, de US$ 500 milhões (R$ 2,8 bilhões) até 2027.
O governo Trump, que busca cortar drasticamente os gastos do governo, também começou a desmantelar o sistema de transmissão pública dos EUA no exterior e as estações de rádio Voice of America, Radio Free Asia e Radio Free Europe/Radio Liberty.
* AFP