O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o novo primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, devem se reunir nesta sexta-feira (28) para tentar aliviar as tensões comerciais e territoriais desencadeadas pelo republicano.
"Uma ligação está planejada para esta manhã", disse um funcionário da Casa Branca à AFP sob condição de anonimato. Carney havia anunciado no dia anterior que falaria com Trump em "um ou dois dias".
O primeiro-ministro também declarou na quinta-feira que a era de fortes laços econômicos, militares e de segurança entre os dois países "acabou".
Carney substituiu Justin Trudeau como primeiro-ministro há duas semanas e antecipou as eleições gerais para 28 de abril.
Tradicionalmente, quando um primeiro-ministro canadense assume o cargo, sua prioridade é manter uma conversa telefônica com o presidente dos EUA, mas até agora Carney e Trump não se falaram.
Carney criticou duramente Trump por impor tarifas sobre as importações canadenses e por suas ameaças de tornar o Canadá o 51º estado dos Estados Unidos.
* AFP