O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, disse nesta quarta-feira (26) que o compromisso com os Estados Unidos sobre a exploração dos recursos minerais de seu país é mais um "acordo-quadro" que pode se transformar em um pacto mais ambicioso dependendo de suas conversas com o presidente Donald Trump.
"É um começo, apenas um acordo-quadro", disse Zelensky a repórteres em Kiev.
"Este compromisso pode ser um grande sucesso ou simplesmente desaparecer", acrescentou o presidente ucraniano, enfatizando que isso "dependerá de nossas conversas com o presidente Trump", que ele espera ver em Washington na sexta-feira.
Zelensky também disse que se encontrar Trump na sexta, ele fará uma "pergunta muito direta: os Estados Unidos vão parar de apoiar [a Ucrânia] ou não?".
Kiev aceitou um acordo com Washington sobre a exploração de seus recursos minerais, disse uma alta autoridade ucraniana à AFP na terça-feira, e o texto pode ser assinado já na sexta-feira.
De acordo com a fonte, o documento que está sendo elaborado prevê a exploração conjunta dos recursos minerais da Ucrânia por americanos e ucranianos, com as receitas resultantes sendo destinadas a um fundo de propriedade mútua.
Trump vem insistindo na necessidade de tal acordo para, segundo ele, "recuperar o dinheiro" da ajuda fornecida à Ucrânia desde que a Rússia iniciou sua invasão há três anos.
* AFP