O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta segunda-feira (3), que quer negociar um "acordo" com a Ucrânia para que o país ofereça uma garantia sobre suas terras raras, amplamente utilizadas na eletrônica, em troca da ajuda americana.
O presidente ucraniano Volodimir Zelensky tinha proposto essa ideia em outubro como parte de seu "plano da vitória" para pôr fim à guerra com a Rússia.
"Estamos tentando encontrar um acordo com a Ucrânia pelo qual eles nos garantam suas terras raras e outras coisas em troca do que estamos dando a eles", declarou o presidente americano a jornalistas no Salão Oval da Casa Branca.
Perguntado por um repórter se quer que a Ucrânia entregue os recursos aos Estados Unidos, Trump respondeu: "Sim, quero ter a segurança das terras raras."
Quando esboçou seu plano em outubro, Zelensky disse que, em parte, se trata de proteger os recursos naturais da Ucrânia, "inclusive os metais críticos avaliados em trilhões de dólares americanos".
Ele acrescentou que exortará os aliados ocidentais de Kiev a conseguir um "acordo especial sobre a proteção conjunta dos recursos críticos disponíveis na Ucrânia e o investimento conjunto e o uso do potencial econômico correspondente".
* AFP