As empresas do setor privado criaram mais empregos do que o esperado em janeiro nos Estados Unidos e apenas o setor industrial reduziu seu quadro de funcionários, de acordo com a pesquisa mensal ADP/Stanford Lab, divulgada nesta quarta-feira (5).
No mês passado, 183.000 empregos privados foram criados, segundo a pesquisa, enquanto analistas esperavam a criação de 155.000 empregos, de acordo com o consenso publicado pelo Briefing.com.
Os números de janeiro foram ligeiramente superiores aos de dezembro, quando o número foi revisado para cima, para 176.000 novos empregos.
As únicas perdas de empregos registradas em janeiro vieram do setor manufatureiro (-13.000 empregos em janeiro).
"Estamos tendo um bom começo de 2025, mas isso mascara as divergências no mercado de trabalho. Os setores voltados para o consumidor impulsionaram o crescimento do emprego, enquanto as contratações foram mais fracas em serviços empresariais e na indústria manufatureira", disse Nela Richardson, economista-chefe da ADP, citada no comunicado.
Os salários, por sua vez, aumentaram outros 4,7% ao longo do ano.
Os números do emprego privado são considerados um termômetro mais ou menos confiável dos dados oficiais, que serão publicados na sexta-feira.
* AFP