O presidente interino da Síria, Ahmed al-Sharaa, chegou à Turquia nesta terça-feira, onde se encontrará com o presidente Recep Tayyip Erdogan, informou uma autoridade turca.
Esta é sua segunda viagem oficial depois de visitar a Arábia Saudita.
O novo líder sírio, acompanhado de seu ministro das Relações Exteriores, Asaad al-Chaibani, deve conceder uma entrevista coletiva por volta das 19h30 locais (13h30 em Brasília) ao lado de Erdogan, informou a Presidência.
Segundo o governo turco, ambos discutirão questões como a recuperação da economia síria e os problemas de segurança do país.
A Turquia apoia o novo governo e quer participar da reconstrução da Síria, devastada por treze anos de guerra. Também se ofereceu para ajudar a treinar seu novo Exército.
Al Sharaa, ex-combatente jihadista à frente do grupo radical sunita Hayat Tahrir al-Sham (HTS), liderou a coalizão de rebeldes que derrubou o regime de Bashar al-Assad em 8 de dezembro.
A Turquia também está preocupada com a situação no nordeste da Síria, na fronteira com seu país, onde forças curdas, apoiadas pelos Estados Unidos, criaram uma administração autônoma.
As Forças Democráticas Sírias (FDS, dominadas por curdos), apoiadas por Washington, lutam há meses contra grupos sírios pró-turcos nesta área.
* AFP