Noventa e três pessoas estão desaparecidas após as inundações que devastaram o sudeste da Espanha há uma semana, indicou um novo balanço publicado nesta quarta-feira (6) pelo Superior Tribunal de Justiça de Valência.
A corte revisou seu balanço para cima, depois de relatar na terça-feira 89 desaparecidos. As enchentes causaram ao menos 219 mortes, principalmente na região de Valência (sudeste), segundo as autoridades nacionais e regionais.
As quatro últimas pessoas incluídas no balanço foram notificadas como desaparecidas às forças de segurança, disse a corte no comunicado.
"Os registros ativos de desaparecimentos podem aumentar ou diminuir em função de novas identificações dos falecidos existentes, mais denúncias de desaparecimentos ou a localização de pessoas com vida", afirmou.
As operações de busca continuavam nesta quarta, entre outros, em estacionamentos subterrâneos e nos subúrbios de Valência, a região mais afetada pelas inundações.
Diante da magnitude da catástrofe, o governo anunciou na terça ajudas no valor de 10,6 bilhões de euros (64,6 bilhões de reais, na cotação atual) para as pessoas e negócios afetados.
O Banco Europeu de Investimento, presidido desde janeiro pela ex-ministra espanhola de Economia Nadia Calviño, anunciou nesta quarta uma ajuda financeira de 900 milhões de euros (6,09 bilhões de reais) para contribuir com a reconstrução da região.
* AFP