O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, visitará a Bélgica nesta terça-feira para firmar o último de uma série de acordos de segurança com seus aliados ocidentais, informou nesta segunda-feira (27) o escritório do primeiro-ministro belga.
O líder ucraniano chegará a Bruxelas procedente da Espanha como parte de um giro por várias nações europeias em busca de apoio para seu país.
Zelensky dará uma coletiva de imprensa junto com o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, antes da assinatura de um acordo bilateral de segurança.
O mandatário ucraniano também visitará uma base aérea militar na capital belga, onde se reunirá com os instrutores que treinam os pilotos ucranianos para voar caças F-16.
A Bélgica se comprometeu a fornecer aviões de combate F-16 à Ucrânia como parte de uma iniciativa europeia, e espera começar com as entregas este ano.
Bruxelas diz que comprometeu 1,2 bilhão de euros (R$ 6,7 bilhões) em apoio militar para a Ucrânia desde a invasão russa de 2022.
Na terça-feira passada, a Espanha prometeu 1 bilhão de euros (R$ 5,6 bilhões) em ajuda militar para a Ucrânia.
A viagem de Zelensky acontece quando seu país tenta conter uma ofensiva terrestre russa na província de Kharkiv, onde a Rússia teve seus maiores avanços territoriais em 18 meses.
Depois da Bélgica, Zelensky visitará Portugal.
* AFP