A Bélgica se comprometeu a entregar à Ucrânia 30 aviões de combate F-16 até 2028, anunciaram os dois governos nesta terça-feira (28), durante o início de uma visita do presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, ao país.
Esse é um "acordo que compromete a Bélgica a entregar 30 F-16 até 2028", disse a ministra belga das Relações Exteriores, Hadja Lahbib, e indicou que as primeiras entregas estão previstas para até o final do ano.
Simultaneamente, Zelensky anunciou no X que assinou, nesta terça-feira, um acordo bilateral de segurança e apoio a longo prazo com o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo.
Zelensky descartou que "pela primeira vez, um acordo desse tipo especifica o número exato de aviões de combate F-16 que serão entregues à Ucrânia até 2028, e os primeiros chegarão já este ano".
O documento assinado "inclui pelo menos 977 milhões de euros [aproximadamente 5,48 bilhões de reais] em ajuda militar belga à Ucrânia este ano, assim como o compromisso da Bélgica de fornecer apoio ao nosso país durante os dez anos de vigência do acordo", indicou.
O documento também menciona que a Bélgica fornecerá "veículos blindados modernos, equipamentos para satisfazer as necessidades da força aérea e a defesa aérea da Ucrânia, segurança naval, remoção de minas (...) e treinamento militar".
* AFP