Oito reféns israelenses, entre eles cidadãos de Israel com dupla cidadania de Uruguai, México e Rússia, foram libertados pelo Hamas no sétimo dia do acordo de trégua, anunciou o porta-voz da chancelaria do Catar na madrugada desta sexta-feira (1º, noite de quinta em Brasília).
"Os oitos cidadãos israelenses libertados hoje no âmbito do acordo são dois menores e seis mulheres", declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed Al Ansari. Trinta prisioneiros palestinos devem ser libertados por Israel em troca de um total de dez reféns em Gaza, entre eles "dois cidadãos russos que foram libertados ontem", acrescentou.
Os governos do México e do Uruguai agradeceram os bons ofícios do Catar para a libertação da mexicana Ilana Gritzewsky e da uruguaia Shani Goren.
"Com enorme alegria, informo que Ilana Gritzewsky, uma das duas [pessoas de nacionalidade mexicana] retidas em Gaza, foi libertada hoje", disse a chanceler mexicana Alicia Bárcena na rede X, o antigo Twitter.
Bárcena agradeceu "profundamente" ao governo do Catar "por sua inestimável mediação".
Por sua vez, o Ministério das Relações Exteriores do Uruguai emitiu um comunicado para "agradecer publicamente" aos governos do Catar e do Egito e à Cruz Vermelha Internacional pela libertação de sua "compatriota Shani Goren".
Também celebrou "o destacado e muito ativo papel que desempenharam como facilitadores para concretizar a libertação de Shani".
"Shani estará durante estas primeiras horas sob rigorosos protocolos de avaliação médica e psicológica estabelecidos pelo Ministério da Saúde de Israel", indicou a chancelaria uruguaia.
* AFP