Mais 200 refugiados da etnia rohingya chegaram por mar à província de Aceh, a mais ocidental da Indonésia, indicou a agência da ONU para os refugiados nesta quarta-feira (22, noite de terça em Brasília).
Com este novo desembarque, já são mais de 1.000 refugiados rohingya que chegaram à Indonésia no decorrer desta semana.
"O prefeito nos informou do desembarque de 200 pessoas. Uma equipe vai partir para Sabang pela manhã", detalhou à AFP Faisal Rahman, porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).
Milhares de pessoas desta minoria muçulmana fogem a cada ano das perseguições que sofrem em Mianmar e embarcam em perigosas travessias para chegar por mar à Malásia e Indonésia.
Na semana passada, moradores de Aceh devolveram ao mar diversos barcos procedentes de Bangladesh, pois afirmaram que não tinham meios para receber esses refugiados.
O Acnur calcula que mais de 2.000 rohingyas empreenderam a perigosa viagem para os países do sudeste asiático em 2022. Também estima que cerca de 200 rohingyas morreram ou desapareceram no ano passado durante essas travessias.
Bangladesh abriga cerca de um milhão de pessoas desta minoria muçulmana apátrida, entre os quais 750.000 fugiram de Mianmar em 2017.
* AFP