Um segundo navio que partiu da Ucrânia chegou a Istambul nesta segunda-feira (28), apesar das ameaças russas à circulação marítima no Mar Negro, após sua retirada do acordo de cereais, de acordo com as páginas de tráfego marítimo.
O cargueiro PRIMUS, de bandeira da Libéria, navegou ao longo da costa da Romênia e Bulgária, membros da Otan, depois de deixar o porto ucraniano de Odessa no domingo.
A Rússia ameaça atacar qualquer navio que saia da Ucrânia no Mar Negro desde que se retirou, em meados de julho, do pacto que permitia exportar grãos ucranianos pelos portos do sul do país.
Um dos maiores exportadores mundiais de grãos e óleo do mundo, a Ucrânia agora tenta estabelecer novas rotas para transportar seus cereais. Kiev depende das rotas terrestres e de um porto fluvial pouco profundo, o que limita consideravelmente a quantidade de grãos que pode exportar.
A Turquia ajudou a selar o pacto entre os dois países em julho de 2022 e, no momento, busca reativar o acordo inicial.
O ministro turco das Relações Exteriores, Hakan Fidan, disse em visita a Kiev, na última sexta-feira (25), que não via "nenhuma solução alternativa" ao acordo inicial.
Fidan planeja viajar para Moscou nos próximos dias.
* AFP