Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas nesta sexta-feira (27) em um ataque executado por um homem armado contra a embaixada do Azerbaijão no Irã, anunciou o ministério das Relações Exteriores de Baku.
"Em 27 de janeiro (...) ocorreu um ataque armado contra a embaixada do Azerbaijão no Irã. Um homem armado com um fuzil kalashnikov matou o chefe da segurança da missão diplomática", afirmou o ministério em um comunicado.
Dois guardas da embaixada ficaram feridos, mas estão fora de perigo, segundo as autoridades do Azerbaijão. Uma investigação sobre o ataque foi iniciada.
De acordo com o comandante da polícia da capital iraniana, general Hossein Rahimi, o criminoso foi detido.
O chefe de polícia declarou à agência de notícias Tasnim que o atirador entrou na embaixada com duas crianças e que, de acordo com os primeiros elementos da investigação, o ataque teve "motivação pessoal e familiar".
As relações entre Baku e Teerã são tradicionalmente complicadas. O Azerbaijão, onde se fala uma língua turca, é um aliado próximo da Turquia, rival histórico do Irã.
Milhões de azeris moram no Irã. A República Islâmica acusa há vários anos o país vizinho de fomentar sentimentos separatistas em seu território.
* AFP