Quatro pessoas foram resgatadas por autoridades na ilha grega de Samos, no Mar Egeu, nesta segunda-feira (31), depois do naufrágio de seu barco, que tentava chegar à Grécia procedente da Turquia - disse a polícia portuária.
De acordo com as primeiras declarações dos sobreviventes, 12 pessoas estavam a bordo.
Com a ajuda da Agência Europeia de Vigilância de Fronteiras (Frontex), a Guarda Costeira grega lançou uma operação de resgate para localizar os oito naufrágios supostamente desaparecidos.
Os dois primeiros sobreviventes, dois homens de Bangladesh, foram vistos e resgatados por um barco de pesca grego a seis milhas náuticas da costa sul de Samos.
A Guarda Costeira grega foi imediatamente notificada e transferiu os dois sobreviventes hipotérmicos para o hospital da cidade de Vathy, capital de Samos.
Os outros dois sobreviventes, um homem e uma mulher, cuja nacionalidade não foi divulgada, foram detectados e recuperados por um barco da Frontex que patrulhava a mesma área.
A passagem entre as ilhas gregas no mar Egeu e a costa ocidental turca no Mediterrâneo oriental, é uma das principais portas de entrada para a Europa para pessoas que fogem da guerra e da pobreza.
Naufrágios, muitas vezes fatais, são muito frequentes nesta área.
Há 20 dias, 30 pessoas morreram em dois naufrágios nas ilhas de Lesbos e de Cythera, no Mar Egeu.
* AFP