O Parlamento iraquiano realizará na quinta-feira uma sessão dedicada à "eleição do Presidente da República", anunciou um comunicado da presidência da Assembleia nesta terça-feira (11), após vários meses de crise política.
"O presidente do Parlamento Mohamed al Halbusi anuncia uma sessão na quinta-feira, 13 de outubro, com um único item na agenda: a eleição do Presidente da República", disse um comunicado.
O anúncio surpresa ocorre em um cenário de total paralisia política no país.
Mais de um ano após as últimas eleições legislativas em 10 de outubro de 2021, os funcionários da política iraquiana ainda não conseguiram chegar a um acordo sobre um novo presidente ou um novo primeiro-ministro, apesar das negociações intermináveis.
O cargo de presidente, em grande parte honorário, é tradicionalmente reservado a um curdo, mas há meses os dois partidos históricos dessa comunidade disputam o cargo sem chegar a um acordo.
Uma vez eleito pelos deputados, o novo presidente deve designar o primeiro-ministro, escolhido pela maior coalizão do Parlamento.
Mas as tensões também são grandes entre os dois blocos xiitas, a comunidade de maioria muçulmana no Iraque e no parlamento, já que os dois principais blocos também não concordam.
Por um lado, a facção liderada pelo clérigo popular Moqtada Sadr exige a dissolução do Parlamento e eleições antecipadas, enquanto o bloco oposto, uma aliança de facções pró-Irã, pede a formação de um novo Executivo antes de qualquer nova votação.
* AFP