Pelo menos nove pessoas morreram e outras 13 ficaram feridas neste sábado (29) na explosão acidental de um caminhão-tanque em Bagdá, capital do Iraque, informaram fontes médicas e de segurança iraquianas.
A explosão, ouvida em grande parte da capital iraquiana, ocorreu em um estacionamento perto de uma quadra de futebol em uma região no leste de Bagdá.
"Nove civis morreram e outros 13 ficaram feridos na explosão" do veículo, que transportava combustíveis, declarou o comandante das forças de segurança de Bagdá, Ahmad Salim, em um comunicado.
"A explosão se deve a um acidente e não a uma ação terrorista", detalhou.
Um fonte médica disse à AFP que o incidente causou 12 mortes.
Segundo um fotógrafo da AFP, a explosão quebrou as janelas das casas vizinhas e causou danos em muitos veículos.
"Estávamos em casa e sentimos um impacto muito forte e cheiro de gás", relatou à AFP o morador Mohamed Aziz, que vive a 100 metros do local do impacto.
"Parecia que estivéssemos nos afogando", acrescentou. "Nossas portas e janelas estouraram".
O recém-eleito presidente iraquiano, Abdul Latif Rashid, prometeu uma investigação para encontrar os responsáveis pelo fato.
As normas de segurança nos setores de transporte e construção costumam ser frouxas no Iraque e os acidentes são frequentes.
Em abril de 2021, mais de 80 pessoas morreram em um incêndio em um hospital de Bagdá, depois que tanques de oxigênio armazenados explodiram.
* AFP