A guarda costeira grega procurava nesta quinta-feira (21) seis imigrantes desaparecidos perto da ilha de Leros, no Mar Egeu, e "eventuais desaparecidos" nas águas do Peloponeso (sudoeste), segundo um comunicado das autoridades.
A polícia portuária "descobriu 49 migrantes africanos em uma praia de Leros, todos são e salvos" e "seu bote inflável foi encontrado destruído no mar", informou à AFP uma encarregada da assessoria de imprensa da guarda costeira.
De acordo com declarações dos sobreviventes, "no total, 55 pessoas estavam a bordo desse bote". A guarda costeira lançou "uma operação de resgate" para encontrá-los, indicou o comunicado.
A maioria dos sobreviventes é de Somália, Serra Leoa e Uganda.
Uma segunda operação de resgate para localizar "possíveis desaparecidos" teve início na costa de Pylos, no Peloponeso (sudoeste), depois que 85 migrantes, que estavam em "um barco em dificuldades", foram socorridos por um navio de carga e um petroleiro.
"Com bandeira portuguesa, o cargueiro Nordic Anna resgatou 82 estrangeiros, enquanto o petroleiro Kool Baltic, de bandeira liberiana, resgatou três pessoas", diz o texto.
Os resgatados foram transferidos para o porto de Kalamata.
* AFP