Pelo menos seis pessoas morreram e dezenas ficaram feridas ou desaparecidas nesta segunda-feira (23) depois que um prédio em construção desabou no sudoeste do Irã.
"Partes do edifício Metropol, de 10 andares, em Abadan, capital da província de Khuzestan, desmoronaram", informou a televisão estatal, acrescentando que o prédio ainda estava em construção.
"Seis pessoas perderam a vida e outras 27 ficaram feridas no incidente", segundo a mesma fonte.
Pelo menos 80 pessoas estariam presas sob os escombros. Cães de resgate foram enviados para encontrá-las, disse uma antena local do Crescente Vermelho.
Os bombeiros começaram a remover os escombros com guindastes, em busca de sobreviventes, de acordo com imagens transmitidas pela televisão iraniana.
Vídeos postados nas redes sociais mostravam a evacuação de corpos cobertos com cobertores em macas, entre mulheres chorando.
"Cerca de 40% do prédio desabou e pode afundar completamente", alertou o governador da cidade, Ehsan Abbaspur, que ordenou que os prédios próximos fossem evacuados.
As causas do colapso estão sendo investigadas.
O responsável pela fiscalização da construção do prédio e o proprietário do imóvel foram presos, disse Hamid Maranipur, procurador da cidade, que tem mais de 230 mil habitantes.
A propriedade está localizada em uma rua movimentada em Abadan, repleta de instalações "comerciais, de saúde e escritórios", segundo a televisão estatal.
ap/kam/dwo/fz/jvb/mb/mr
* AFP