Um bombeiro morreu e 33 pessoas ficaram feridas nesta segunda-feira (5) na explosão em uma fábrica de plástico perto do aeroporto internacional da capital tailandesa, Bangcoc - disseram as autoridades.
Uma densa coluna de fumaça preta subia da fábrica em chamas, podendo ser vista até mesmo do centro da capital, a 35 quilômetros de distância.
A explosão aconteceu de madrugada na empresa taiwanesa Ming Dih Chemical Co., situada na periferia de Bangcoc, perto do aeroporto Suvarnabhumi. Às 20h00, 17 horas mais tarde, os bombeiros continuavam seu trabalho.
Segundo as autoridades, o acidente deixou um bombeiro morto, 33 pessoas feridas e cerca de 1.800 evacuados na região, alojados em abrigos improvisados para passar a noite.
Helicópteros lançaram um espuma de extinção de incêndio.
"Agora podemos limitar a área do fogo", declarou Wancha Kongkasem, governador da província de Samut Prakan. "Mesmo que esteja anoitecendo, estamos trabalhando, porque queremos apagar (as chamas) o mais rápido possível (...). E vamos conseguir!", acrescentou.
As autoridades pediram à população que se mantenha a um raio de 500 metros do local da explosão, afirmou o tenente-general Ampon Buarubporn.
"Não sabemos se ainda tem algo que possa explodir", afirmou.
A causa da explosão ainda é desconhecida.
De acordo com as autoridades, a fábrica produzia poliestireno expandido e funcionava desde 1985.
Membros do serviço de emergências dirigiam vans ao redor do bairro com mega-fones, para pedir aos moradores que abandonassem a área por questão de segurança.
Além do aeroporto, o distrito onde ocorreu o acidente possui 300 fábricas e várias áreas residenciais com até 240 comunidades.
O ministro da Indústria tailandês, Suriya Juangroongruangkit, afirmou ter mandado veículos para controlar a qualidade do ar e da poluição causada pelas chamas e pela fumaça.
* AFP