Milhares de tailandeses participaram, nesta segunda-feira, de um protesto contra o governo, na maior demonstração de descontentamento até agora sob o governo do primeiro-ministro Prayut Chan-O-Cha.
Agitando bandeiras do arco-íris e retratos de ativistas pró-democracia desaparecidos, os manifestantes invadiram o campus da Universidade Thammasat no início da tarde, localizado nos arredores da capital Bangcoc.
""Chega de falsa democracia!", dizia uma das faixas durante a manifestação, que mobilizou até 4 mil pessoas, segundo estimativa da AFP.
"Este é o momento de fazer com que nossas vozes sejam ouvidas pelo governo, de dizer a eles que já chega", disse um estudante, sem se identificar.
Esta mobilização ocorre após várias semanas de manifestações estudantis quase diárias denunciando a administração de Prayut Chan-O-Cha, considerada muito próxima dos militares.
Os organizadores renovaram suas demandas em favor de uma reescrita da Constituição de 2017, pediram a dissolução do parlamento e que o governo "pare de ameaçar o povo".
O protesto reuniu uma multidão muito diversa, de representantes da comunidade LGBTQI a estudantes do ensino médio e até mesmo muitos antigos ativistas pró-democracia.
* AFP