Os três principais partidos da Irlanda estão empatados nas eleições legislativas deste sábado (8), segundo pesquisas de boca de urna.
Segundo uma pesquisa Ipsos MRBI para a imprensa irlandesa, com margem de erro de 1,3%, o partido de centro direita do premier Leo Varadkar, o Fine Gael, estaria na liderança, com 22,4%, à frente do partido republicano Sinn Féin (22,3%) e o outro grande partido de centro direita, o Fianna Fail (22,2%).
A contagem de votos vai ter início na manhã de domingo e é possível que os resultados demorem vários dias.
O chefe do serviço político do jornal Irish Times, Pat Leahy, avalia que o resultado é inédito.
"É um empate entre três grandes partidos", reforçou, em um país onde a vida política costuma oscilar entre as duas principais formações de centro direita, seja em alternância ou em coalizão.
"Formar um governo será um exercício muito difícil se os partidos mantiverem suas posições pré-eleitorais", acrescentou.
Fianna Fail e o Fine Fail descartou a formação de uma coalizão com o Sinn Fein, devido a seus vínculos no passado com o IRA, uma organização paramilitar contrária à presença britânica na Irlanda do Norte.
Gerry Adams, figura histórica do Sinn Fein, ressaltou em um tuíte que o partido fez uma campanha centrada em "soluções" para os irlandeses.
Uma pesquisa publicada no começo da semana pelo Irish Times dava ao partido, ex-braço político do IRA (Exército Republicano Irlandês), 25% dos votos, à frente de Fianna Fail (23%) e o partido de Leo Varadkar ( 20%).
Entre os desafios de Varadkar, de 41 anos, destaca-se um crescimento recente no apoio ao partido republicano de esquerda Sinn Fein, ex-braço político do grupo paramilitar IRA. Esta onda teria potencial para abalar o atual panorama político irlandês.
No poder há nove anos, a sigla do premiê, Fine Gael, lidera desde as eleições de 2016 um governo minoritário, contando com o suporte do principal partido da oposição, Fianna Fail. Ambos vêm se alternando no Executivo há décadas no âmbito de um sistema bipartidarista.
Tradicionalmente, o Sinn Fein obtém resultados eleitorais piores do que o previsto nas sondagens. Caso consiga esta vitória histórica, porém, a legenda liderada por Mary Lou McDonald não será capaz de governar sozinha, mas poderá ter um papel-chave na formação de um Executivo de coalizão.
"As pessoas nos disseram, ao longo da campanha, que querem uma mudança", declarou McDonald no domingo (hora local), ao votar em Dublin.
Ao votar em Cork (sul), o líder do Fianna Fail, Micheal Martin, disse estar "confiante".
"Temos a obrigação para com o povo de trabalhar o mais duro que pudermos para que haja um governo funcionando após as eleições", afirmou.
Cerca de 3,3 milhões de eleitores são esperados nas urnas, que devem fechar às 22h locais (19h em Brasília), quando as pesquisas de boca de urna começam a ser divulgadas.
A apuração deve começar no domingo e se anuncia como longa.
* AFP