O líder histórico do Sinn Fein, Gerry Adams, anunciou neste sábado (20) que seu braço direito, Mary Lou McDonald, irá substituí-lo na presidência do partido irlandês, formação descrita durante longo tempo como ramificação política do IRA.
McDonald era a única candidata neste sábado, ao final de uma reunião da cúpula do partido em Belfast, anunciou Adams.
"Obrigado por darem as boas-vindas à presidente eleita do nosso partido, Mary Lou McDonald", declarou Adams na tribuna antes de ceder o lugar a sua ex-vice-presidente.
Mary Lou McDonald, de 48 anos, reafirmou o objetivo de alcançar uma Irlanda reunificada, a aspiração histórica de seu partido, e ver "o Sinn Fein chegar ao poder na Irlanda do Norte e na República da Irlanda".
Deputada europeia entre 2004 e 2009, e representante da circunscrição de Dublin no Parlamento irlandês desde 2011, McDonald deve ser confirmada em suas novas funções durante um congresso extraordinário em 10 de fevereiro.
Depois de 34 anos à frente do Sinn Fein, Gerry Adams anunciou em novembro que, em 2018, deixaria a presidência do partido para dar espaço às novas gerações. Ele está no posto desde 1983.
O conflito entre unionistas e nacionalistas na Irlanda do Norte, que se iniciou nos anos 1960, deixou mais de 3.500 mortos ao longo de três décadas.
* AFP