O pórtico que fica no acesso ao município de Agudo, na Região Central, deve ficar pronto em, no máximo, dois meses. A afirmação é do secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo do município, Alan Muller.
Na semana passada, a estrutura metálica foi instalada instalada, atravessando a RS-348. Agora, são feitos ajustes finais, como a colocação das madeiras e pintura. Para essas ações, o bloqueio na rodovia deve ser parcial. A expectativa é de que em menos de 60 dias seja feita a inauguração do pórtico.
O novo pórtico precisou ser construído após um acidente derrubar o antigo, em setembro de 2018. Um caminhão que passava pela rodovia com a caçamba erguida acabou destruindo parte da estrutura.
Por ordem do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem, a nova construção será mais alta e mais larga, tendo 14 metros de comprimento, dois de largura e sete de altura. Porém, terá o mesmo padrão do anterior, com cobertura de aluzinco e estilo colonial. O pórtico antigo foi construído em 1922.
A obra é executada pela empresa C.H. Roggia Construções Ltda, que venceu o processo de licitação da prefeitura, em abril de 2019. O custo estimado da obra passa dos R$ 78 mil. O serviço é pago pelo município, pelo Rotary Club e pela empresa Mocofar, a dona do caminhão que derrubou o pórtico.