O técnico Filipe Luís não quer saber de perder peças por lesão no Flamengo e adotou um planejamento com o departamento médico para dosar a energia de suas principais peças. Desta maneira, o uruguaio De La Cruz será ausência diante do Fluminense, neste sábado, no Maracanã, na abertura da 9ª rodada da Taça Guanabara.
"O Clube de Regatas do Flamengo informa que o atleta Nico De La Cruz não estará em campo na partida contra o Fluminense, neste sábado (8), devido a um controle de carga estabelecido pelo Departamento Médico. A decisão segue o planejamento físico dos jogadores para a sequência da temporada", informou o clube rubro-negro.
Peça importante do Flamengo no primeiro semestre de 2024, o experiente meio-campista uruguaio sofreu com duas lesões no posterior da coxa direita direita na reta final da temporada, além de um trauma no joelho direito que o tiraram de diversos jogos da equipe.
De La Cruz voltou bem ao time titular, formando um trio com Pulgar e Gerson no meio enquanto Arrascaeta aprimorava o físico após também tratar de lesão. Agora, o meia deve ganhar a vaga do compatriota no clássico e gerar dor de cabeça boa a Filipe Luís, que não esconde sua predileção por jogar com três atacantes.
Ganhar o clássico significa novamente ultrapassar o líder Volta Redonda - recebe o Nova Iguaçu no domingo - e deixar um forte adversário na briga pelo título com a vaga nas semifinais comprometidas. O Flamengo iria aos 16 pontos, máximo que o Fluminense, com 10, poderia alcançar. Ocorre que o time de Mano Menezes tem muitos concorrentes diretos na frente, casos de Vasco (13) e Botafogo (12).