A tenista americana Madison Keys, número 14 do mundo, venceu a polonesa Iga Swiatek (N.2) nesta quinta-feira (23) e vai enfrentar a bielorrussa Aryna Sabalenka (N.1) na final do Aberto da Austrália.
Keys fechou o jogo em 2 sets a 1, com parciais de 5-7, 6-1 e 7-6 (10/8), em duas horas e 35 minutos na Rod Laver Arena, em Melbourne.
"Ainda estou tentando processar o que está acontecendo. Sim, estou na final!", comemorou a americana de 29 anos após a partida.
Keys vai disputar sua segunda final de Grand Slam na carreira, depois de ter sido vice-campeã do US Open em 2017, derrotada pela também americana Sloane Stephens.
Por sua vez, Swiatek perde a chance de recuperar o posto de número 1 do mundo, que Sabalenka passou a ocupar em outubro do ano passado.
Implacável desde o início do torneio, a polonesa de 23 anos venceu o primeiro set por 7-5, mas desmoronou no segundo e foi derrotada por 6-1 em apenas 27 minutos.
Na terceira parcial, o jogo voltou a ficar equilibrado e Swiatek chegou a ter um match point quando sacou para a vitória com 6-5, mas Keys se salvou e levou a decisão para o super tie break.
O equilíbrio se manteve e as duas jogadoras se alternaram várias vezes na liderança, até que no momento decisivo a americana venceu três pontos consecutivos e selou a vitória.
A final feminina do Aberto da Austrália entre Aryna Sabalenka e Madison Keys será disputada no próximo sábado.
* AFP