O árbitro da Premier League David Coote foi demitido nesta segunda-feira (9) depois que o órgão de arbitragem inglês considerou sua posição "insustentável" após um vídeo no qual ele criticava e insultava o ex-técnico do Liverpool, Jurgen Klopp.
Coote, de 42 anos, foi suspenso no mês passado depois que um vídeo circulou nas redes sociais no qual ele chamava Klopp de "arrogante", além de usar linguagem ofensiva.
"Após a conclusão de uma investigação aprofundada sobre a conduta de David Coote, o seu emprego na PGMOL [Associação Inglesa de Árbitros Profissionais] foi rescindido hoje [segunda-feira] com efeito imediato", afirmou a organização em comunicado.
"As ações de David Coote são consideradas uma violação grave das condições de seu contrato de trabalho, tornando sua posição insustentável", acrescenta o comunicado, embora insista em que "apoiar David Coote continua a ser importante para nós e continuamos comprometidos com o seu bem-estar".
As declarações de Coote que apareceram no vídeo podem se referir a uma partida que ele apitou entre Liverpool e Burnley em julho de 2020, que terminou empatada em 1 a 1.
Depois dessa partida, Klopp criticou Coote, dizendo que o árbitro foi muito tolerante em relação aos desarmes do Burnley.
Coote também está sendo investigado pela Uefa após um vídeo em que apareceu cheirando um pó branco durante a Euro-2024, torneio em que atuou como árbitro.
Por sua vez, a Federação Inglesa (FA) também está investigando uma suposta conversa entre Coote e um torcedor, na qual o árbitro concordou em mostrar um cartão amarelo durante uma partida da segunda divisão inglesa.
A última partida da Premier League em que apitou foi a vitória do Liverpool por 2 a 0 sobre o Aston Villa, em 9 de novembro.
* AFP