Francisco Cerúndolo derrotou Lorenzo Musetti (6-4 e 6-1) nesta quinta-feira (21) e deu o primeiro ponto à Argentina no duelo com a Itália nas quartas de final da Copa Davis, deixando o número 1 do mundo, Jannik Sinner, com a obrigação de vencer Sebastián Báez para manter a atual campeã viva na disputa.
Se Sinner empatar a série, o ponto decisivo sairá nas duplas, com os argentinos Máximo González e Andrés Molteni contra os italianos Simone Bolelli e Andrea Vavassori.
Quem vencer vai enfrentar na semifinal do próximo sábado a Austrália, que mais cedo eliminou os Estados Unidos.
Confortável nas condições indoor, Cerúndolo (30º ATP) se mostrou mais regular e sólido contra um irreconhecível Musetti (17º), que cometeu muitos erros e foi muito mal no saque.
Em um primeiro set com ambos os tenistas longe de sua melhor versão, Cerúndolo aproveitou o desastre de Musetti no serviço.
O argentino se limitou a reduzir os erros ao máximo, enquanto o italiano não conseguia mandar nos pontos, e fechou a parcial em 57 minutos.
Em vantagem, Cerúndolo manteve o ritmo no segundo set e se transformou em um muro na frente de Musetti, que não encontrou brechas para reagir.
O argentino manteve o serviço e conseguiu três quebras para selar a vitória com um 6-1, em uma hora e meia de partida.
* AFP