O Real Madrid escreveu uma nova linha na extensa história das suas façanhas europeias com uma virada diante do Borussia Dortmund (5-2), nesta terça-feira (22), pela 3ª rodada da Liga dos Campeões.
O atual campeão europeu, que perdia por 2 a 0 no Santiago Bernabéu até os 15 minutos do segundo tempo, acabou vencendo por 5 a 2 o time ao qual já havia derrotado na final da última Liga dos Campeões.
Os três pontos desta terça-feira permitem à equipe merengue, que vinha de uma derrota na visita ao Lille (1-0) na rodada anterior, ficar próxima da zona da tabela que garante a classificação direta para as oitavas de final (1º a 8º), enquanto as equipes entre 9º e 24º terão que disputar um play-off.
Os gols do primeiro tempo do atacante holandês Donyell Malen (30') e do inglês Bynoe-Gittens (34') davam a impressão de que os jogadores comandados pelo técnico Nuri Sahin virariam a página da derrota sofrida na final da Liga dos Campeões anterior contra o próprio Real Madrid (2-0).
- Vini mais perto da Bola de Ouro -
Mas a equipe do técnico Carlo Ancelotti marcou cinco gols em pouco mais de meia hora, para delírio de uma torcida no Bernabéu que não dava sinais de que desistiria de acreditar: Antonio Rüdiger de cabeça (60'), Lucas Vázquez com um chute cruzado da direita no ângulo (62'), e um hat-trick de Vinícius Júnior que combinou velocidade, drible e finalizações perfeitas (62', 86' e 93').
"Sabemos que quando estamos em casa com os nossos torcedores tudo pode acontecer, quando chegamos ao vestiário todos estavam muito calados, só se ouvia o treinador. Só dissemos uma coisa: se marcarmos o primeiro vamos virar", afirmou Vini à beira do campo logo após a partida, em entrevista à Movistar.
Mas o gigante da capital espanhola com 15 'Orelhudas' em sua galeria foi uma sombra de si mesmo no primeiro tempo. O Borussia, eficiente e solidário, sonhava vencer fora de casa, mas como tantos outros times antes dele, sofreu com a mística do Bernabéu nas noites de Liga dos Campeões, enquanto o público vibrava em êxtase.
"O segundo tempo nos ensinou o que temos de fazer e como fazê-lo. Pode ser um momento chave na nossa temporada", alertou Acelotti.
Embora não tenha marcado um gol, o atacante francês Kylian Mbappé também teve um papel de destaque, apesar das acusações de estupro contra ele publicadas na imprensa sueca, após sua recente viagem a Estocolmo. O seu cruzamento foi desviado por Rüdiguer de cabeça e ajudou os locais a entrarem no jogo.
- "Seguir evoluindo" -
Mas o homem do jogo foi Vinícius Júnior, que ganhou mais força na disputa pela Bola de Ouro, que será entregue na próxima segunda-feira em Paris.
"Venho crescendo a cada jogo, a cada ano, porque tenho apenas 24 anos. Cheguei muito jovem e pude aprender com os melhores jogadores, com as melhores pessoas também, e isso me tornou um homem melhor, sou um jogador melhor e quero continuar evoluindo por muito mais tempo", disse Vini à TNT Sports Brasil.
"Sempre falei que queria que todos os brasileiros pudessem torcer por mim, e que na segunda-feira eles possam estar na torcida por mim", acrescentou.
O Real Madrid também também criou oportunidades com chutes no travessão no primeiro tempo de Bellingham e Rodrygo (37').
A equipe alemã, que havia chegado à capital da Espanha com duas vitórias nesta Liga dos Campeões, se manteve com os mesmos seis pontos do Real Madrid, que ganhou ainda mais confiança para enfrentar o Barcelona no 'El Clásico' de domingo.
* AFP