O Fundo Público de Investimento (PIF, na sigla em inglês) da Arábia Saudita e a ATP, associação que organiza o circuito masculino de tênis, anunciaram nesta quarta-feira (28) um "acordo estratégico de colaboração plurianual".
Em um comunicado conjunto, as duas partes ressaltaram que o acordo marcará "um compromisso significativo para melhorar o tênis em nível global".
O texto não revela detalhes do valor que o PIF pagará à ATP para ter seu nome vinculando ao ranking mundial do tênis masculino.
"Este acordo fará do PIF patrocinador oficial da classificação da ATP, celebrando a trajetória e os progressos dos jogadores a longo da temporada", diz o comunicado.
"O PIF irá se associar a vários torneios do ATP Tour, como Indian Wells, Miami, Madri, Pequim e o ATP Finals, além do Next Gen ATP Finals [categoria juvenil], que será disputado em Jidá até 2027", acrescenta a nota.
"Esta colaboração estratégica com o PIF marca um momento muito importante para o tênis. Trata-se de um acordo comum para impulsionar o esporte no futuro", declarou o presidente da ATP, Massimo Calvelli, citado no comunicado.
Em 2023, a Arábia Saudita sediou seu primeiro torneio ATP, o Next Gen, em Jidá, além dos jogos de exibição entre Novak Djokovic e Carlos Alcaraz e entre Aryna Sabalenka e Ons Jabeur.
O país também planejou receber o WTA Finals, o que provocou a resposta de lendas do tênis feminino como Chris Evert e Martina Navratilova contra o projeto, denunciando violações dos direitos humanos no reino conservador do Golfo.
Em janeiro, o astro espanhol Rafael Nadal foi nomeado embaixador da Federação Saudita de Tênis.
* AFP