Novak Djokovic e Rafael Nadal jogarão em outubro um torneio de exibição na Arábia Saudita que reunirá os melhores tenistas do mundo, anunciaram os organizadores, em pleno debate sobre o desenvolvimento do tênis no país.
Além do sérvio e do espanhol (que juntos somam 46 títulos de Grand Slam), estarão no evento em Riade Carlos Alcaraz, o campeão do Aberto da Austrália Jannik Sinner, o número 3 do mundo, Daniil Medvedev, e o dinamarquês Holger Rune.
Em janeiro, Nadal, que já admitiu que 2024 pode ser sua última temporada, foi nomeado embaixador da Federação Saudita de Tênis.
A Arábia Saudita, um país acusado de violar direitos fundamentais e de utilizar o esporte para melhorar sua imagem internacionalmente, também planeja organizar o Masters feminino.
Lendas do esporte como as americanas Chris Evert e Martina Navratilova pediram recentemente que a WTA não aceite este projeto. Por sua vez, a tunisiana Ons Jabeur (atual número 6 do mundo) afirmou que "as pessoas deveriam se informar melhor" sobre os países do Golfo, nos quais foram realizadas reformas sociais e econômicas nos últimos anos.
Além do tênis, a Arábia Saudita já é palco de um Grande Prêmio de Fórmula 1 e da MotoGP, do Rali Dakar, de lutas de boxe, de circuitos alternativos de golfe e pádel e das supercopas de futebol da Espanha e da Itália, além de ter investido muito dinheiro na contratação de alguns dos melhores jogadores do mundo, como Cristiano Ronaldo e Neymar.
* AFP